Entenda a importância da soja no agronegócio brasileiro
Autor: Vinicius
Data: 16/12/2022
Desde a década de 1970, a soja é considerada a mais importante cultura na agricultura brasileira. Seu cultivo vem sendo impulsionado por diversos fatores, entre eles sua versatilidade, a indústria do óleo e a implementação de novas tecnologias. Isso resulta em excelente retorno financeiro, o que faz da soja a principal fonte de renda de muitas famílias agricultoras.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Radar da Tecnologia da Soja, realizado pela Embrapa, a safra de 2021/2022 resultou em uma produção de quase 124 milhões de toneladas. Tudo isso em uma área plantada que ultrapassa os 40 milhões de hectares. Em muitas lavouras do país, a soja vem conquistando seu espaço como a principal cultura de cultivo de verão. Afinal, as características da planta requerem plantio entre os meses de setembro e outubro, com colheita a partir de janeiro.
Quais são os impactos da soja na economia nacional?
Há mais de cinco décadas, a soja é considerada a principal cultura no plantio brasileiro. Inicialmente cultivada na região Sul do país, graças à tecnologia empregada na agricultura, hoje a cultura vem sendo trabalhada em outros estados. Isso ocorre devido à possibilidade de adaptar as condições climáticas ao sistema de plantio direto. Atualmente, as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte também são importantes produtoras, ajudando a consolidar a soja no Brasil.
Entretanto, embora seja um grande produtor de soja, a maior parte do grão é destinada à exportação. O que faz do Brasil um dos maiores exportadores de soja do mundo. A China é o principal destino e o preço cotado em dólar na bolsa de valores impacta diretamente na economia brasileira. Para entender melhor a importância da soja para o setor econômico, entre 2020 e 2021, seu preço médio subiu 68,63% na Bolsa de Valores de Chicago, segundo a Conab.
Considerando esses números, além da estimativa da Embrapa de que 25% dos dólares exportados pela agroindústria brasileira são provenientes da soja, fica mais fácil entender a relevância do grão na economia nacional. Diante desse cenário, a soja se consolidou como o principal produto de cultivo no campo, sendo responsável também por grande parte dos valores gerados com o agronegócio brasileiro. Em 2019, de acordo com o IBGE, a soja movimentou mais de R$ 125 milhões na produção. Isso supera em 43% o valor de produção da cana-de-açúcar, na vice-liderança.
Mas não é apenas na produção e exportação que a soja impacta na economia brasileira. Devido às grandes lavouras espalhadas pelo país, sua cadeia produtiva tem um importante papel social. São milhares de empregos gerados graças ao cultivo do grão, o que contribui diretamente para a economia local e regional. Com isso, o país se desenvolve de forma consistente, afinal, segundo a Aprosoja Brasil, são mais de 1,4 milhão de empregos gerados pelos mais de 243 mil produtores de soja.
O escritório Reis Advogados tem mais de 50 anos de história e tradição em Uberlândia (MG) e região. Conta com uma equipe de profissionais qualificados e especializados em diferentes áreas de atuação, incluindo o agronegócio. Para conhecer melhor os serviços oferecidos, entre em contato agora mesmo.
Compartilhe: