Governança Corporativa e sua importância na concessão de crédito no agronegócio
Autor: admin
Data: 08/09/2023
A governança corporativa um sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, de forma que envolva órgãos de fiscalização e controle, relacionamento entre todos os sócios, conselho de administração e diretoria, além, é claro, de outras partes interessadas.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define o termo como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade de gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
No agronegócio não seria diferente
Uma vez que também é necessária uma governança corporativa estruturada e eficaz, de modo que toda a atuação dos administradores esteja de acordo com as necessidades e interesses da empresa e, conforme as peculiaridades do mercado de agronegócio.
Vale destacar que, atualmente, ainda existem muitos órgãos internos não estruturados ou não organizados da forma correta, como conselhos fiscais, o que demonstra uma maior necessidade de buscar processos melhores de governança corporativa.
Os processos de análise e aprovação de crédito estão intimamente relacionados aos riscos envolvidos na relação (cliente e empresa). Inclusive, estas são as funções desse processo: identificar e minimizar riscos.
Nesse sentido, a Governança Corporativa tem um papel crucial. As boas práticas gerenciais envolvidas na governança acabam por refletir na maneira como a empresa lida com suas informações — sejam elas fiscais, tributárias ou financeiras —, organiza suas atividades e atua no mercado.
Por isso, é muito mais fácil e seguro para a concedente do crédito dimensionar os riscos da operação, já que o solicitante tem um rigor com suas informações e reforça a transparência de todo o processo.
Para mais conteúdos, acesse: https://www.youtube.com/@reisadvogadosudi/videos
Talvez você também goste:
Veja mais conteúdos: https://www.reisadvogados.com/conteudos/
Compartilhe: