Estrutura do Crédito Rural
Autor: Equipe Reis Advogados
Data: 15/12/2023
O crédito rural restringe-se ao campo do financiamento das atividades rurais para suprir as necessidades financeiras do custeio e da comercialização da produção própria, como também as de capital para investimentos e industrialização de produtos agropecuários, quando efetuada por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural.
Esse crédito pode ser disponibilizado através de entidades públicas ou privadas.
Em relação ao crédito público, o principal meio de disponibilização de crédito para financiamento do agronegócio no Brasil é através do Plano Safra, na qual viabiliza recursos por meio do crédito rural a produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp) e grandes produtores do setor.
Já no mercado de crédito privado, que normalmente possui taxas de juros mais elevadas em relação ao crédito público, são disponibilizados recursos através de bancos privados, cooperativas de crédito e agências de fomento com a regularização dos Fiagro e novos títulos no mercado.
Ainda em relação ao crédito privado, atualmente o mercado visa o crescimento desse setor, sendo mais ágil e flexível, atendendo as necessidades dos produtores. Desse modo, com a diminuição de burocracias, o acesso aos recursos torna-se mais fácil ao produtor.
Por fim, ressalta-se que o Estado incentiva e aparelha o sistema de financiamento privado agropecuário, tencionando a redução da dependência do setor em relação aos financiamentos e subsídios governamentais.
Quer saber mais sobre Crédito Rural? Acesse:
Gostou do artigo? Talvez você também goste:
Compartilhe: