Carregando

Administrando o tempo em meio a tantos prazos.

Autor: Vinicius

Data: 17/12/2021

Por que para algumas pessoas o dia parece ser tão produtivo e para outras pessoas não? Sendo que ele tem 24 horas para todo mundo. A verdade é uma só: não existe falta de tempo e sim falta de administração desse tempo.

Quem sofre muito com o tempo são os advogados. Essa profissão corre contra o tempo por causa dos prazos processuais, aquele lapso de tempo entre o termo inicial e o termo final, no qual o ato processual pode ser validado.

O prejuízo é quando essa falta de gestão do tempo chega ao ponto de afetar a saúde, causando estresse, mau humor e perda de sono.

Sabe-se que gerenciar o tempo proporciona a diminuição do estresse, tempo livre e maior produtividade. A gestão inteligente do tempo também permite atingir metas e objetivos pessoais ou profissionais em um período mais curto.

Para começar é necessário o planejamento. Organizar e planejar os dias com antecedência, preparar listas ou agendas com as tarefas e definir um prazo para conclusão de cada uma.

Definir metas e objetivos também são fundamentais, bem como aprender a dizer não. Muitas vezes, postergamos nossas atividades para atender colegas ou demandas externas, e estas até podem ser importantes para o solicitante, mas muitas vezes acaba atrapalhando o nosso planejamento. Caso tenha dificuldade para dizer não de imediato, diga que vai verificar a sua agenda antes de aceitar automaticamente esses convites ou novas atividades, cheque seu planejamento e encaixe as mesmas, sem que prejudique  os seus prazos já definidos.

Método Tríade do Tempo

A Tríade do Tempo é uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para medir a produtividade de um profissional. Desenvolvido por Christian Barbosa e discutido em seu livro de 2004. 

Basicamente, o conceito divide as atividades em 3 esferas: atividades importantes, atividades urgentes e atividades circunstanciais. Que permitem repensar e transformar as demandas em uma lista de tarefas simples.

Christian Barbosa desenvolveu sua metodologia com base em pesquisa realizada com mais de 40 mil pessoas. A Tríade do Tempo demonstra como podemos ser mais produtivos, utilizando regras e controles simples de rotina.

É considerável priorizar a esfera da importância, pois é nela que estão contidas as atividades que realmente geram resultados. Essas atividades têm prazo para serem realizadas, são bastante pessoais, proporcionam prazer e geram resultado.

Dentro da esfera da urgência se encontram todas as atividades que devem ser realizadas imediatamente, caso contrário causarão algum problema.

A última é a esfera das tarefas circunstanciais. Essa é a esfera mais preocupante e exige maior atenção. As atividades circunstanciais nunca são importantes ou urgentes para a própria pessoa, mas sim para outras. Essas atividades geralmente nos fazem perder tempo desnecessariamente, não geram resultados e sim insatisfação e angústia. Geralmente são aceitas por educação ou pelo medo de dizer “não”.

Ainda segundo Christian Barbosa, uma das principais funções da Tríade do Tempo é fazer com que as pessoas consigam delegar atividades diárias. Através da Tríade, é possível descobrir o que é realmente importante, assim como sobre o que pode ser delegado e o que precisa ser recusado.

Comece pelo simples: planejar o próximo dia. Anote todas as atividades que precisam ser realizadas. Respeitar as pausas entre uma reunião e outra também é uma dica importante. Uma mente descansada é muito mais produtiva.

Compartilhe:

© Reis Advogados . Todos os direitos reservados.