Absenteísmo índice que prejudica empresa e empregado.
Autor: admin
Data: 21/10/2021
Qual o seu significado: O absenteísmo ou absentismo é uma expressão usada para designar a ausência dos empregados para o trabalho, pode servir de grande ajuda na busca de melhorias do clima organizacional, pois sempre deve ser levado em consideração os motivos pelos quais esses colaboradores estão se ausentando. Será que é por desmotivação profissional? Desmotivação com a empresa? Está passando por algum problema pessoal? Perguntas como essas devem ser frequentes quando falamos de absenteísmo.
Ele pode ser usado como indicador das empresas, mostrando os níveis de faltas, motivos e a quantidade de horas trabalhadas por cada colaborador, um índice que auxilia o empregador na medição de produtividade de seus colaboradores e um deflator de grande impacto no orçamento e no lucro empresarial.
O papel do Gestão de Pessoas é de extrema importância no processo do absenteísmo, é necessário identificar o problema e verificar se esse está sendo voluntário ou involuntário, e ter uma conversa, por meio de questionários ou um feedback informal com os colaboradores que estão desmotivados. Algumas formas de prevenir e diminuir significativamente esse resultado negativo são: Fortalecimento da cultura organizacional, engajamento dos colaboradores, valorização dos funcionários através de campanhas e metas justas, oferecer oportunidades de crescimento, reconhecer esforços, preocupação com a saúde física e mental, promover um plano de carreira claro e objetivo.
Muitos consideram o absenteísmo como uma “doença”, e quando instalada, tende a contaminar aqueles em volta, por isso, medidas devem ser tomadas para que ela não se torne crônica. Então, ao perceber que a rotatividade da sua empresa está alta, é hora de parar e pensar que há algo de errado e que precisa ser remediado de forma urgente. O trabalho de um coaching/parceiro do negócio é de suma importância, pois este profissional estará ligado diretamente com o gestor de cada área podendo identificar esses gaps e auxiliar nas tomadas de decisões para assim promover a melhoria e o equilíbrio interno.
Assim, podemos concluir que o absenteísmo está diretamente ligado ao engajamento, ou a falta dele. Assuntos que envolvem a vida profissional de um empregado dentro da empresa, pode ser rápido e autoexplicativo ou ser demorado e precisar de uma análise cuidadosa, mas em ambos os casos sempre deve ser considerado um assunto sério e ter uma dedicação para resolver qualquer divergência, e a empresa estar preparada pra usar sua empatia em busca de um objetivo comum, clima e equilíbrio interno.
Compartilhe: