Auditoria Processual: Entenda sua importância em um escritório de advocacia
Autor: Tatiana Miranda
Data: 27/02/2024
A Auditoria Processual, é uma coleção de procedimentos e ações destinadas a rastrear e avaliar os processos judiciais ou administrativos, nos quais a empresa está envolvida.
Consiste em uma análise processual, com elaboração de relatório que visa traçar seu desenvolvimento, indicando um provável resultado de perda ou êxito.
QUAL A RELEVÂNCIA DE UMA AUDITORIA?
O risco faz parte do negócio empresarial. Porém, uma boa estruturação e previsão financeira, com análise de ganhos e perdas prováveis, possíveis e remotas é extremamente importante para gerar maior segurança.
Por tal razão a auditoria é feita. Com base nas análises, é possível tendenciar o caixa em determinado período (curto ou longo prazo), de forma a reservar um valor que será desembolsado e destinado ao pagamento de condenações e honorários, ou até mesmo economizado, a depender do resultado de um processo.
E COMO A AUDITORIA É FEITA?
A auditoria é feita através de minuciosa análise processual, com a verificação de provas e fatos constantes na documentação apresentada, busca de informações e casos similares, análise de probabilidade, entendimento jurisprudencial de determinada região, dentre outros meios.
Tal análise é indicada e resumida em um relatório, com a demonstração do risco que foi encontrado e possível período de desembolso.
Gostou do artigo? Clique aqui e tenha acesso a um artigo similar
Fizemos um post no nosso Instagram. Clique aqui para saber mais.
Compartilhe: