Safra e safrinha: entenda as diferenças e cuidados que se deve ter
Autor: Vinicius
Data: 18/11/2022
Safra e safrinha são termos comuns entre os produtores agrários. Afinal, cada uma dessas formas de cultura possui características próprias, desde a época adequada para o plantio até a exportação do produto. Sabendo lidar com suas particularidades, o produtor rural pode deixar sua lavoura mais eficiente.
Entendendo safra e safrinha
Os conceitos de safra e safrinha norteiam a produção agrícola no Brasil e, embora sejam conhecidos no setor, podem existir dúvidas a respeito dos termos. De maneira geral, estão relacionados às épocas do ano agrícola que se destinam à plantação e ao cultivo. Dito isso, também estão associados à produtividade da lavoura.
Safra: o plantio das culturas ocorre no retorno das chuvas, principalmente entre os meses de outubro e dezembro. Assim, temperatura, umidade e luminosidade são consideradas excelentes para o cultivo e desenvolvimento. Em condições normais e anos típicos, a safra é considerada a época mais propícia para o cultivo das espécies, pois representa maior produtividade.
Safrinha: realizada após o período da safra, com condições climáticas sub-ótimas de luminosidade, apresenta riscos de temperaturas elevadas. Nesse caso, a produtividade costuma ser inferior à safra. Embora a safrinha represente condições inferiores para o cultivo devido às limitações, há exceções, principalmente quando se fala no cultivo de milho.
Além desses termos, existe a entressafra, que é o intervalo entre as colheitas das principais culturas. Geralmente, a entressafra é utilizada pelo produtor rural para organizar sua propriedade e prepará-la para a próxima safra.
Curiosidades sobre o plantio de milho
Idealmente, o milho era cultivado na safra, entre os meses de outubro e dezembro, devido às condições climáticas ideais. Porém, atualmente o milho safrinha vem conquistando cada vez mais espaço, deixando de ser um mero coadjuvante na agricultura. Isso ocorre graças à produtividade da safrinha, com produção e área plantada que equivalem ao dobro do que se tem na safra.
Dessa forma, o milho safrinha é plantado entre os meses de janeiro e abril nas principais regiões produtoras. Mas, considerando as diferentes condições climáticas do país, vale ressaltar que o momento adequado para a plantação do milho safrinha se diferencia entre um estado e outro.
Como planejar safra e safrinha na propriedade rural?
Um bom planejamento é fundamental para se obter os melhores resultados nas atividades agrícolas. Afinal, é necessário observar diversos aspectos para entender a melhor época para o cultivo das culturas desejadas. Identificar o período certo de plantio e de colheita é primordial para atingir os objetivos.
Esse planejamento pode ser realizado durante o período da entressafra, considerado o mais calmo para os produtores. Assim, essa janela de tempo torna-se útil para otimizar os processos, pensar em soluções adequadas e realizar a manutenção da propriedade e seus maquinários.
O escritório Reis Advogados tem mais de 50 anos de história e tradição em Uberlândia (MG) e região. Conta com uma equipe de profissionais qualificados e especializados em diferentes áreas de atuação, incluindo o agronegócio. Para conhecer melhor os serviços oferecidos, entre em contato agora mesmo.
Compartilhe: