Saúde mental: Qual a sua importância nas organizações
Autor: Ana Paula Araujo
Data: 01/02/2022
Pode-se dizer que a saúde mental é um assunto bastante relevante em todos os segmentos, seja no aspecto pessoal e, também, dentro das organizações.
Para falar sobre o assunto, convidamos Ana Paula Araújo, recepcionista do nosso escritório.
Digamos que ela é o meio fundamental para o equilíbrio e saúde dos colaboradores e sem ela, teremos sérios problemas que podem ser ocasionados com o tempo sendo necessário ter todo o cuidado para mantê-la em dia.
O clima organizacional saudável, trabalha com a saúde mental dos colaboradores, onde os faz sentir parte de um ambiente participativo, integrado e colaborativo, não importando o grau na hierarquia, o trabalho ganha sentido e importância.
Ganhando tamanha importância, eles se sentem parte de algo, e fazem toda a diferença no dado ambiente profissional, com um clima bem humorado, produtivo, e leve.
A importância do tratamento em saúde da mente dentro das organizações, trará pontos positivos de suma relevância para as metas da empresa.
Também afetará os colaboradores que poderão se sentir mais motivados e também entregarão mais.
Malefícios causados por um ambiente pesado sem investimento na saúde mental dos colaboradores:
Os fatores de risco psicossociais podem provocar:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Estresse;
- Dependência química;
- Demência;
- Transtorno cognitivo leve;
- Transtorno de personalidade;
- Estresse pós-traumático;
- Neurose profissional;
- Transtorno do ciclo vigília-sono, entre outros.
É necessário o pleno envolvimento das lideranças no processo de gestão da saúde mental nas empresas, como fator de proteção do trabalhador.
O atendimento às questões de saúde mental relacionadas ao trabalho, ela deve se dar de preferência no nível organizacional.
Partimos do nível organizacional, do coletivo, para implementar ações de prevenção e depois, claro, aqueles casos em que haja um trabalhador doente, que necessita de cuidados ou ser afastado.
Esse colaborador será encaminhado a algum local específico e então, será necessário trabalhar a prevenção de riscos psicossociais relacionados ao trabalho.
Benefícios causados pela saúde mental no ambiente organizacional:
Pode-se concluir que é um investimento que deve ser feito em todas as empresas porque traz um bom resultado para o negócio e traz um bom resultado para o trabalhador, então é o chamado “ganha, ganha, ganha”, pois quem ganha é o trabalhador, a empresa e a sociedade de maneira geral. O resultado é a melhora do desempenho profissional, o aumento da produtividade, a redução dos custos por afastamentos e do impacto previdenciário.
Como implementar dentro das empresas meios que tragam um clima organizacional saudável a mente?
Um bom exemplo seria o investimentos no clima, como campanhas motivacionais, com prêmios, bonificações, investimentos em cursos, palestras, etc.
Muito importante que tenha uma continuidade nos momentos de relaxamentos, como uma sala de descanso, um canto da leitura, ambientes voltados para o bem estar do colaborador.
Interessante também investir em profissionais da saúde, como personal trainer ou fisioterapeuta, trazendo uma ginástica laboral semanal, para ajudar na saúde e qualidade de vida nesse ambiente de trabalho.
Outra alternativa seria parcerias com psicólogos para orientar ouvir e, principalmente, acompanhar esses clientes internos.
Essa interação voltada para os colaborares ajuda 100% na sua vida pessoal e com isso, é voltada automaticamente para vida profissional, que será muito mais satisfatória e trará inúmeros benefícios as organização apta desse movimento necessário.
Quer saber mais? Continue acompanhando nossas redes sociais, e veja o conteúdo anterior: www.reisadvogados.com/administrando-o-tempo-em-meio-a-tantos-prazos
Talvez você goste deste post: https://www.instagram.com/p/CShPJBYNdrQ/
Compartilhe: